No passado dia 9 de setembro, o GAFI (Grupo de Ação Financeira Internacional) publicou um relatório sobre os riscos de lavagem de activos associados aos jogos de azar e às apostas. A organização internacional alertou que a crescente digitalização e expansão destas atividades geraram novas oportunidades para a sua utilização com fins criminosos e apontou, entre outras modalidades, o uso de plataformas para mover fundos sem sequer apostar, a fragmentação de operações para eludir controlos e a realização de apostas coordenadas sobre competições sob suspeita de manipulação. Existe uma tensão que, a esta altura, resulta impossível de disfarçar no seio dos clubes do futebol argentino. 33% das equipas que disputam a Liga de primeira divisão têm como patrocinante principal casas de apostas. Não deixa de ser uma particular paradoxo, se recordar que essas associações estão constituídas juridicamente como associações civis sem fins lucrativos, ou seja, como entidades cujo objeto, por mandato legal, não pode ser contrário ao interesse geral ou ao bem comum e que, no caso particular dos nossos clubes, cumprem ainda uma histórica função desportiva, social e formativa. No Brasil, a percentagem atingia em setembro os 75% das equipas da sua primeira divisão. Esta ampla presença de empresas de apostas recebeu uma recente resposta política do presidente Lula, que, apesar da oposição dos clubes, dispôs a proibição da sua publicidade e patrocínio no âmbito do futebol. É difícil ocultar o dano que a adicção ao jogo provoca na comunidade em que essas associações se inserem e, especialmente nos últimos anos, o seu crescente impacto sobre crianças, raparigas e adolescentes. A irrupção das apostas digitais terminou de eliminar quase todas as barreiras de acesso, permitindo que um casino entre comodamente onde quepa o telemóvel celular. Nesse contexto, é oprobioso colocar no peito dos principais referentes dessas associações civis, os seus futebolistas profissionais, que hoje marcam uma tendência e influência poucas vezes vista, o nome de uma casa de apostas, atravessando inclusive as cores da instituição e com dimensões tipográficas maiores que as do próprio escudo. Assim, as direções das associações civis permitem que o enorme poder simbólico do clube e dos seus ídolos seja posto ao serviço da promoção de uma atividade que, embora legal, pode produzir efeitos que entram em aberta contradição com a função social que constitui a própria razão de ser dessas instituições. A contradição é considerável, embora tenda a desaparecer quando confrontada com os vários zeros à direita que costumam se estabelecer nos contratos com esses patrocinadores, dotados da curiosa capacidade de modificar a perspectiva de algumas diretorias e relegar ao segundo plano o custo social que essa atividade gera, mesmo quando suas consequências alcançam o próprio entorno familiar e social de quem estampam sua assinatura nesses acordos. Mas existe, além disso, outra consequência ainda mais difícil de ignorar, que costuma ficar à margem da discussão. Já são numerosos os casos em que futebolistas profissionais acabam envolvidos em manobras destinadas a alterar determinadas contingências das partidas para favorecer apostas previamente concertadas, algumas delas referidas a circunstâncias tão específicas quanto insólitas, o que expõe o esporte, e seu espetáculo, a incentivos que o terminam distorcendo. Então, a tensão é tripla. E já resulta inocultável. Por um lado, as apostas podem entrar em conflito com a missão social e formativa que justifica a existência dos clubes como associações civis em nossa comunidade. Por outro, podem afetar a integridade do futebol, ou seja, aquilo que esses mesmos clubes dizem ter como principal objeto esportivo. E, além disso, como identifica o recente relatório do GAFI, é um setor exposto ao risco de lavagem de ativos provenientes do narcotráfico, tráfico de pessoas e corrupção. Uma associação civil dedicada a formar comunidade e promover valores que, ao mesmo tempo, converte seus jogadores e sua camisa em promotores de casas de apostas tem, no mínimo, uma explicação pendente. Enquanto isso, os dirigentes devem dar uma resposta à comunidade esportiva e social que representam, e, ao mesmo tempo, na ordem nacional, os legisladores devem tomar nota dessas circunstâncias e agir com a responsabilidade que exige seu mandato popular. O preocupante é que, diante da inocultabilidade das evidências, não se trate de algo que não se percebe, mas de algo que não se quer perceber. Um autoengano, talvez, para que as contas bancárias dos clubes cresçam um pouco mais. Nietzsche, em seu Anticristo, identificou o mecanismo com crudeza: "Chamo mentira a não querer ver algo que se vê, a não querer vê-lo tal como se o vê". Fernando Vallone é advogado, funcionário judicial e mestre em Análise, Prevenção e Luta contra a Criminalidade Organizada e a Corrupção (Universidade de Pisa, Itália).

Un jugador de Boca con la promoción de una casa de apuestas en la camiseta
Un jugador de Boca con la promoción de una casa de apuestas en la camiseta · Imagem: Un jugador de Boca con la promoción de una casa de apuestas en la camiseta
Un jugador de Boca con la promoción de una casa de apuestas en la camiseta
Un jugador de Boca con la promoción de una casa de apuestas en la camiseta · Imagem: Un jugador de Boca con la promoción de una casa de apuestas en la camiseta
Un jugador de Boca con la promoción de una casa de apuestas en la camiseta
Un jugador de Boca con la promoción de una casa de apuestas en la camiseta · Imagem: Un jugador de Boca con la promoción de una casa de apuestas en la camiseta Gonzalo Colini
icono tiempo de lectura
icono tiempo de lectura · Imagem: Source: www.lanacion.com.ar
Imagem da matéria: O futebol e a promoção das casas de apostas
Imagem da matéria: O futebol e a promoção das casas de apostas · Imagem: Source: www.lanacion.com.ar