03/07/2024 às 12h17min - Atualizada em 03/07/2024 às 12h17min

Biografia da dama do teatro amazonense Ednelza Sahdo será lançada no dia 05 de julho

Escrita por Adailson Veiga, livro retrata trajetória da atriz da infância aos palcos


O próximo dia 05 de julho será marcado pelo lançamento da biografia em homenagem à atriz Ednelza Sahdo, a dama do teatro amazonense. De autoria do artista Adailson Veiga, a obra retrata desde a infância da atriz à sua relação com o carnaval e os palcos. A cerimônia acontecerá no Teatro da Instalação, Centro, às 19h. 

Em quase 200 páginas, a biografia reúne relatos dos filhos de Ednelza, além de depoimentos de amigos, artistas, autoridades, admiradores e fãs. O prefácio é assinado pelo professor e historiador Robério Braga que, em suas primeiras linhas, afirma se tratar da vida e da obra artística de uma das “mais importantes personalidades amazonenses dos últimos anos”. 

“Pela sua história e grandes relações profissionais e de amizade e pelo seu espírito alegre e divertido, que era muito bem conhecido, quando o livro vier a público não há de surpreender os leitores quando lerem os depoimentos que a ornam de glórias e homenagens, mas que há de fazer justiça à sua vida e dedicação”, destaca Robério no livro.

Enredo

Na biografia “Ednelza Sahdo - A dama do teatro, do carnaval e da cultura amazonense”, Adailson relata a chegada da família Isaac Sahdo ao Amazonas, o nascimento de Ednelza, sua infância, sua paixão pela dublagem até chegar aos palcos do teatro. O “Teatro Ednelzano” ganha um capítulo à parte na história. 

Outro destaque da biografia, que chegou a ser acompanhada pessoalmente pela artista, que faleceu em 2022, é sua paixão pelo Carnaval de Manaus, em especial pela  Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba (GRES) Mocidade Independente de Aparecida, em meados dos anos 80. 

“Essa é uma realização de um sonho pessoal, mas também da Ednelza, pois ela chegou a ler o livro. Isso me deixa muito tranquilo em relação às histórias porque ela foi aprovando os módulos”, afirmou Adailson Veiga. 

A obra inédita foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio do Edital de Chamamento Público nº 005/2023 - Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural Demais Linguagens, gerido pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura). 


Lançamento

A programação para a noite de lançamento, no dia 5 de julho, reunirá amigos, familiares e artistas do teatro. Além disso, contará com a apresentação das GRES A Grande Família e Aparecida, além de uma encenação do grupo de teatro Simetria. 


Serviço à Imprensa

O que: Lançamento da Biografia de Ednelza Sahdo 

Quando: 05 de julho

Horário: 19h

Local: Teatro da Instalação (Rua Frei dos Inocentes, Centro)

Contato: Mônica Figueiredo (92) 98100-8787 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cenacultural.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp