01/07/2024 às 15h45min - Atualizada em 01/07/2024 às 15h45min

​Valer participa do XIX Encontro ABRALIC, de 1 a 5 de julho na Ufam

O evento será realizado presencialmente em Manaus – AM, no período de 1 a 5 de julho de 2024, na Universidade Federal do Amazonas.



O encontro tem como objetivo promover diálogos e discutir temas essenciais no âmbito da Literatura Comparada. Haverá escritores e professores renomados, como o premiado autor amazonense Milton Hatoum, o escritor indígena e ator Daniel Munduruku, o professor indígena Ytanajé Cardoso (Canumã/Valer), o professor Gabriel Albuquerque (Deus, amor, morte e as atitudes líricas de Hilda Hilst/Valer), o professor Carlos Guedelha (Ufam), o poeta e tradutor Saturnino Valladares (Vaga-lumes ao meio-dia/Valer), Cacio Ferreira (Inocente céu de cinzas - reflexos de haicais/Valer), dentre outros.

Para a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, professora doutora em Filosofia, ter a editora como convidada do evento é celebrar a relevância/importância da Valer, que tem mais de 30 anos no mercado editorial e que tem o foco nas publicações referentes às Amazônias. Além disso, muitos dos autores que irão palestrar no evento já publicaram livros pela Valer. Então, será uma grande festa literária dentro da universidade.

"O nosso sentimento, na condição de representante da editora Valer, é o de que cumprimos o nosso compromisso com o povo, com os nossos autores, com os investigadores, os professores e os estudantes". Daí a satisfação de participarmos de eventos importantes como esse, para os estudantes de Letras e da área de Ciências Humanas”, ressaltou a autora do livro Para aquém ou para além de nós. 

A Valer terá um stand, que ficará localizado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no mini campus. De 1 a 5 de julho, os leitores poderão encontrar centenas de títulos da editora, que abordam as diversas Amazônias, desde os livros dos autores convidados, haverá ainda os recém-lançados como: Povos indígenas do Alto Rio Negro e dominação colonial, da professora Edna Castro, Joaquina Teixeira, Valdemir Palhares e Antonio Santos; Sentimentos e cotidianos em falas que se cruzam, do professor Cornélio Araújo da Veiga; também haverá clássicos, como A árvore que chora, de Vicki Baum; O Paiz do Amazonas, de Marilene Corrêa, dentre outros.  

A abertura do evento será no dia 1.º, às 17h, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor sul da Ufam. Para saber mais sobre o XIX Encontro da ABRALIC, acesse: https://www.abralic.org.br/encontro/xix/.

Sobre a Valer

Com mais de 30 anos de atuação, a Editora Valer é referência na publicação de obras que valorizam a cultura e a história das Amazônias. Possui um catálogo com mais de 2 mil títulos, abrangendo desde a poesia até pesquisas científicas. Ressaltando tanto autores contemporâneos, quanto obras clássicas, como Simá (2011, Editora Valer), de Lourenço Amazonas, e Poranduba amazonense (2018, Editora Valer), de Barbosa Rodrigues.

Ainda em 2024, a editora Valer voltará a ter sua loja física, após quase 10 anos fechada, só que agora no Largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cenacultural.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp