25/06/2024 às 17h56min - Atualizada em 25/06/2024 às 17h56min

Festival de Parintins 2024: Atividades do Circuito da Cultura têm início nesta quarta-feira

Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, disponibiliza várias opções culturais na Ilha Tupinambarana



As diversas atividades que compõem o Circuito da Cultura iniciam nesta quarta-feira (26/06) e seguem até o dia 30 de junho. O circuito foi criado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, como opção para os parintinenses e visitantes que estarão na Ilha Tupinambarana (distante 369 quilômetros de Manaus) no período do 57º Festival de Parintins.

Uma dessas atividades é a Estação da Cultura, que transforma a Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo em um verdadeiro centro cultural. Arte, música, economia criativa e diversas outras manifestações culturais estarão gratuitamente à disposição dos parintinenses e visitantes, que já transformaram em tradição lotar a praça e adjacências no período do festival. 

O espaço estará em pleno funcionamento, sendo uma atração alternativa, aberta ao público, durante a temporada bovina. O projeto, que está em sua terceira edição e, em 2022, ocupou o estádio Tupy Cantanhede, traz ainda os shows das bandas amazonenses Samboi, Kontra Tempo, Ajuri Amazon Music e Canto da Mata, entre outras atrações musicais.

O Amazonas Poranga Fashion, evento de moda amazonense, está inserido na programação da Estação da Cultura, palco de um desfile no dia 28 de junho. Antes disso, no dia 27, serão realizadas rodas de conversas sobre a diversidade da moda indígena e empreendedorismo, no auditório da Rádio Alvorada, rua Governador Leopoldo Neves, 503 - Centro de Parintins. Participação de estilistas como Paulo Rojas, Yrá Tikuna, Deborah e Vanda Witoto e outros nomes da moda indígena.  

Ainda entre as atrações da Estação da Cultura também estão, a exposição coletiva “Folclore”, dos alunos do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes Claudio Santoro - Unidade Parintins; ateliê de desenho e pintura; Galeria dos Bois, um espaço instagramável com os bois oficiais do centenário de Caprichoso e Garantido; Feira dos Povos Criativos com mais de 10 estandes para comercialização de produtos de artistas e empreendedores; painel Criativo em Movimento; painel de LED para exibição de conteúdos audiovisuais de projetos realizados pelo Governo do Estado; Palco Cultura em Movimento; espaço destinado a vivências, rodas de conversas, atrações artísticas, folclóricas e culturais.

Visitação no Bumbódromo 

 As visitas ao Bumbódromo de Parintins também têm início nesta quarta-feira (26/06) e os agendamentos são feitos pelo Portal Cultura do Amazonas (cultura.am.gov.br). Até o dia 30 de junho, o Bumbódromo receberá os grupos de visitantes. No roteiro, o visitante poderá acompanhar os bastidores e a produção do maior Festival Folclórico a céu aberto do Brasil, além de contar com a apresentação teatral "Parintins, Folclore em Festa!" com os alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes Claudio Santoro - Parintins. 

Atrações culturais e música 

 Também faz parte do Circuito da Cultura o mural “Patrimônio em Festa”, que é a nova fachada do Bumbódromo realizada pelo Governo do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, representada pela obra do artista parintinense Pito Silva. O local obrigatório para fazer aquela foto que comprova que você esteve em Parintins em 2024.

O projeto Parintins Galeria Cidade Aberta já está disponível para quem estiver visitando a ilha em 2024. Em sua 3ª edição, o projeto retrata temáticas sobre a história e a cultura amazônica por meio de pinturas artísticas em mais de 30 murais espalhados pelas ruas de Parintins. 

A revista digital “Roteiro das Artes” reúne todas as informações da vasta programação do Circuito da Cultura em Parintins. Com edição do Governo do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o material contempla todas as ações e projetos relacionados às artes, cultura e economia criativa na ilha de Parintins. O Roteiro das Artes está disponibilizado no Portal da Cultura e pode ser acessado pelo QR CODE no hall do Liceu de Parintins (Bumbódromo) e na Estação da Cultura.

Na esteira das atividades, o Trio Panavueiro leva entretenimento e alegria aos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido pelas ruas de Parintins, nos dias 28, 29 e 30 de junho, das 14h às 17h, com Concentração e saída na Rua Faria Neto - Centro (próximo à Barquinha do Açaí).

FOTOS: Divulgação /Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cenacultural.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp