25/06/2024 às 17h45min - Atualizada em 25/06/2024 às 17h45min

Garantido cumpre promessa de Lindolfo Monteverde e brinca nas ruas de Parintins

A programação iniciou com a reza da ladainha à São João no curral tradicional da Baixa de São José

Uma tradição que se repete todos os anos para cumprir a promessa feita por Lindolfo Monteverde a São João Batista de levar o Boi Garantido para brincar nas ruas, evoluir ao redor das fogueiras e em frente das casas do reduto encarnado.

A programação iniciou com a reza da ladainha à São João no curral tradicional da Baixa de São José, uma tradição religiosa realizada pelos descendentes de Lindolfo e membros da tradição do boi, ao comando de dona Maria do Carmo Monteverde, filha de Lindolfo. Ao final guloseimas foram distribuídas para o público, como manda a tradição. Nesta mesma data o Boi-Bumbá Garantido completou 111 anos.

Após o momento de fé e religiosidade, o cortejo encarnado saiu às ruas da cidade. A caminhada seguiu ao som das toadas antológicas e das atuais do bumbá, sempre acompanhada pela Batucada, vaqueirada e o trio elétrico Pavulagem. Como manda a tradição em cada casa onde estava uma fogueira o boi de pano brincava para as famílias. São 111 anos de história do maior campeão, do Boi do Povão, que resiste ao tempo e celebra nas ruas junto com seu povo encarnado.

Capela de São João e documentário

Para reforçar a origem religiosa e dedicação aos santos protetores, a diretoria do Boi Garantido, a Família Monteverde e convidados realizaram a inauguração da capela em homenagem a São João Batista, no curral tradicional da Baixa de São José. Logo após a reza da ladainha, foi lançado também o documentário “Garantido, a tradição cultural de Lindolfo Monteverde”, tendo como proponente a neta de Lindolfo, Cleumara Monteverde, uma iniciativa contemplada pela Lei Paulo Gustavo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cenacultural.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp