25/05/2024 às 21h34min - Atualizada em 25/05/2024 às 21h34min

​Espetáculos musicais, show e exposições literárias compõem o agendão cultural do fim de semana

Programação é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa



Diversas opções para todos os públicos fazem parte do agendão cultural de sexta a domingo (24 a 26/04), nos espaços Culturais mantidos pelo Governo do Amazonas. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. A agenda inclui espetáculos musicais exaltando as belezas naturais do Amazonas, rodas de conversas que envolvem saúde mental e população LGBTQIA, além de exposições literárias, shows e peças. 

Em comemoração aos 17 anos do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, uma programação especial foi preparada para esta sexta-feira (24/05), das 9h às 16h. Com o tema deste ano, “Raízes Vivas: a História e a Resiliência dos 17 anos do Centro Cultural dos Povos da Amazônia”, o evento, que tem classificação livre, com entrada gratuita, oferece um dia repleto de apresentações musicais, ciclos de palestras e exposições que celebram o impacto e a resiliência do CCPA ao longo dos anos. 

O charmoso e emblemático Teatro da Instalação recebe, neste sábado (25/05), às 18h, o espetáculo musical: “O Êxodo da Amazônia”, realizado pelo Coral da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). Sob regência da maestrina e musicista Claudine Cris, o grupo composto por 34 coralistas, exaltará as belezas naturais, o folclore e a música amazônida. Com classificação livre e entrada gratuita.

O centenário Centro Cultural Palácio da Justiça abriga o 2º encontro de corais realizado pela Faculdade de Artes (Faartes), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), neste sábado (25/05), às 19h. Com entrada gratuita, o coral será coordenado pelo professor Dr. Hermes Coelho, a programação conta com o Coral Cosmos, Grupos Vocal dos Corpos Artísticos e Coro de Câmara de Manaus. 

Ainda no Palácio da Justiça, uma roda de conversa que integra a exposição “Memórias da Loucura” acontece no sábado (25/05), às 14h, realizado pela Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental e Luta Antimanicomial do Amazonas (Fasma). O tema é “Saúde Mental e População LGBTQIAPN+”, com João Lucas da Silva Ramos e movimentos sociais. A exposição está aberta à visitação de segunda a sábado (exceto às terças), das 9h às 15h, com entrada gratuita no centro Cultural Palácio da Justiça.

Com o objetivo de dar visibilidade às produções de artistas locais que estão dando os primeiros passos no mundo do audiovisual, o Cineteatro Guarany apresenta, neste sábado (25/05), às 18h, a segunda edição da “Mostra de Filmes de Artistas Iniciantes e Independentes”, na programação, serão exibidos 14 curtas-metragens de nove realizadores diferentes. Com classificação de 10 anos, a atividade é gratuita.

Mais atrações

Reconhecido mundialmente pela sua linguagem singular de percussão e música corporal, o grupo Barbatuques apresenta, neste sábado (25/05), às 20h, e domingo (26/05), às 19h, no majestoso palco do Teatro Amazonas, o espetáculo “Barbatuques 25 anos”. O Barbatuques completou 25 anos como grupo artístico e está comemorando com a turnê do novo show, com estética visual e repertório renovados. Os ingressos estão disponíveis no site www.shopingressos.com.br.

A rotina do trabalhador no Distrito Industrial vai ser contada na peça “Operária”, que estreia no domingo (26/05), às 17h, no palco do Teatro Gebes Medeiros. Segundo a idealizadora da obra, Kelly Vanessa, durante 40 minutos, a montagem faz uma análise crítica da vivência na linha de montagem das motocicletas Hayabusa no PIM. Os ingressos estão disponíveis no site www.shopingressos.com.br.

A Biblioteca Pública do Amazonas convida o público para a Troca de Livros e Gibis, no domingo (26/05), a partir das 9h. O espaço especialmente montado para a troca de livros, contará com uma exposição literária que abrange a trajetória da Biblioteca Pública. E também, no Espaço Criança da Biblioteca, a escritora Lucila Bonina estará presente para proporcionar um momento especial de interação com a criançada. Entrada gratuita.

Ainda no domingo (26/05), a partir das 17h, acontece a 1º edição do Festival Hip Hop Delas, no Parque dos Bilhares, na av. Djalma Batista. O projeto é contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O festival vem para protagonizar e exaltar a importância do papel da mulher na cena Hip Hop, que muitas vezes tem a predominância masculina sob os holofotes. O evento será completamente gratuito e aberto a todos os públicos com transmissão ao vivo e contará com uma série de atividades, incluindo performances, batalhas de MCs, rodas de conversas e uma feira de economia criativa.
 
No domingo (26/05), às 19h, o Ateliê 23 apresenta uma nova sessão do espetáculo “Helena”, no Teatro da Instalação. A obra conta a história de vida de Helena, que acaba se conectando com a história de tantas outras mulheres. Com classificação indicativa de 16 anos, os ingressos estão disponíveis no site www.shopingressos.com.br.

Endereços:
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);
- Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
- Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro;
- Cineteatro Guarany – Villa Ninita, Avenida Sete de Setembro, no centro (em anexo ao Palácio Rio Negro);
- Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);
- Teatro Gebes Medeiros - Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
- Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, nº 57, Centro)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cenacultural.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp