22/04/2024 às 19h32min - Atualizada em 22/04/2024 às 19h32min

​Manaus Gastronomia terá comida boa com valor acessível e diversão para toda família na Ponta Negra

Instituto Norte Brasil e parceiros, promovem de 24 a 28 de abril, evento gratuito para fomentar a economia local, com vasta programação envolvendo seus atores diretos e indiretos, atrações artísticas, aulas-show, oficinas, dentre outras atividades

É com o slogan “Comida Boa e Diversão pra toda Família”, que parte do calçadão da Ponta Negra e a Casa de Praia Zezinho Corrêa, serão palcos do Festival Manaus Gastronomia, evento que pretende fomentar a economia local, por meio do setor e seus atores diretos e indiretos. De 24 a 28 de abril, das 16h às 23h, o lugar receberá atrações artísticas, aulas-show, oficinas, dentre outras atividades, promovidas pelo Instituto Norte Brasil Social e Cultura (INBRASC).

De acordo com a organização, o evento será bem dinâmico e dividido em programações dentro da Casa Zezinho Corrêa, onde ocorrerão as feiras de artesanato, as rodas de conversa, além de exposições artísticas com cantores locais.

Já no Calçadão, haverá Praça de Alimentação, área Pet, área Kids, exposição dos produtores, e os acadêmicos de gastronomia orientarão os visitantes sobre a programação do evento. Haverá ainda totens para integração da sociedade com o evento, por meio de enquetes.

A organização cuidou de cada detalhe para que o Manaus Gastronomia seja uma excelente experiência para toda a família.

“E, se é um evento para toda a família, nós pensamos nas condições financeiras das pessoas e fizemos um planejamento para que todos os restaurantes participantes, apresentem e comercializem, os pratos regionais no valor de R$ 5 a R$ 50 reais”, adianta a presidente do INBRASC, Viviane Reis, acrescentando que os cardápios serão diferentes a cada barraca. 


Cadeia alimentar

“Nossa ideia é reunirmos o setor gastronômico que inclui a participação de toda a cadeia alimentar desde dos produtores, fornecedores, restaurantes, fornecedores, acadêmicos e profissionais da gastronomia, artistas, dentre outros. O evento é voltado para toda a população, turistas e terá uma vasta programação artística, exposição de artesanato e produtos, dentre outras novidades para atender toda família”, completa.

Assistente social por formação, Viviane Reis, informa que o Festival Manaus Gastronomia também contribuirá para o fortalecimento do turismo gastronômico na região, que é um dos principais atrativos para os visitantes que buscam novas experiências culinárias. 

A presidente adianta que o Manaus Gastronomia busca se estabelecer entre os principais eventos do segmento na região Norte do Brasil e atrair milhares de visitantes. 

“A culinária amazonense é peculiar e resultado da mistura de influências indígenas, portuguesas, e africanas. Tudo isso se reflete na variedade e na originalidade dos pratos típicos da região, como o tacacá, o x-caboquinho, o pirarucu à casaca, o tambaqui na brasa, o bolo de macaxeira e o creme de cupuaçu. Vai ter muita delícia por lá”, disse.

Neste sentido, o "Manaus Gastronomia" é uma oportunidade única de conhecer e experimentar a diversidade e a riqueza da gastronomia amazonense, que é uma das mais originais e criativas do Brasil. 

O Festival Manaus Gastronomia é uma execução do Instituto Norte Brasil, em parceria com a Manauscult, Semtepi, Implurb, e tem como apoio cultural, a Fametro.



Programação - Aulas-Show

Dia 24
19 horas - Chef Elias Andrade 
Tema- Tartalete de Pupunha 

Dia 25
19 horas - Chef Michel Brito 
Tema - Maionese de Tucupi e Jambu Crocante 

Dia 26
19 horas - Samantha Castro 
Tema - Biomassa de Banana verde: A energia natural que transforma a sua saúde

Programação - Palestras

Dia 24 
17 horas - Ericson Medeiros (social mídia)
Tema- Como Empreender nas Redes Sociais 

18 horas - Ana Glória (professora)
Tema - Alimentos Seguros agora para um Amanhã Saudável 

Dia 25
17  horas - Rafael Rodrigues (nutricionista)
Tema- A Nutrição aplicada à gastronomia e a Intolerância Alimentar 

18 horas-  Priscila Dayanani (Personal Organizar
Tema - A Minha Cozinha Fala 

Dia 26
17 horas - Professor. MSC. Leonardo 
Tema- Cultura Alimentar Amazonense: O que não pode faltar a sua mesa 

Dia 27
16 horas - Bruna Lima  (psicopedagoga)
Tema - Resgatando a Infância com brincadeira antiga


Programação - Atrações musicais 

Dia 24
Kayza Marques 
Jonaci do Sax e Banda Lambeirada 

Dia 25
Tayná 
Claudinho Dias 

Dia 26
Jéssica Lima 
Arlindo Neto 

Dia 27
Cileno
Felipe Júnior 

Dia 28 
Parada Beiradão com participação de Jonaci do Sax


Sobre o INBRASC
o Instituto Norte Brasil Social e Cultura (INBRASC), atua há mais de 10 anos no campo da assistência social, por meio da proteção básica na promoção do fortalecimento de vínculos sociais e familiares, desenvolvendo atividades socioassistenciais, atendendo indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco alimentar nas comunidades carentes de toda capital amazonense. 

O INBRASC também atua na área do empreendedorismo básico, cultura e arte.

Dentre os projetos de maior destaque do INBRASC, estão o Circo na Escola, o Projeto Xepa e o Pet na Escola.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cenacultural.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp