12/04/2024 às 14h06min - Atualizada em 12/04/2024 às 14h06min

Nutricionista do Nova Era lista benefícios do consumo de café

 
Neste domingo (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. A bebida queridinha do brasileiro, além de saborosa, oferece uma série de benefícios à saúde, quando consumida de forma moderada.
Segundo a nutricionista do Super Nova Era, Lívia Ribeiro, para que o café tenha efeitos positivos no organismo, a recomendação é ingerir até 400 miligramas da bebida por dia, quantidade equivalente a cerca de três a quatro xícaras pequenas. Para as pessoas sensíveis aos efeitos da cafeína a orientação é ficar atento aos horários de consumo.   
O café, diz ela, pode ser um importante aliado no emagrecimento e na melhora da performance durante o exercício físico. Lívia Ribeiro explica que as pesquisas apontam que a ingestão do café uma hora antes do treino ajuda a pessoa a ter mais energia. Isso porque os componentes da bebida atuam no sistema nervoso central, estimulando a produção de endorfina.
Em relação ao emagrecimento, o café ajuda a acelerar o metabolismo e a queima de gordura. “A cafeína, um dos principais componentes da bebida, aumenta os níveis de adrenalina no sangue, o que acaba diluindo as células de gordura, porém precisa movimentar o corpo para que essa queima aconteça”, disse.
Outro benefício é a melhora do funcionamento do intestino. “O café ajuda a liberar hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos, aumentando as contrações que empurram os resíduos para fora do organismo, ajudando no trânsito gastrointestinal”, frisa.
O café contribui, ainda, no funcionamento da memória. “A cafeína melhora as sinapses, que são as conexões dos neurônios no cérebro, o que confere uma ação de neuroproteção e, consequentemente, a preservação da memória”, acrescenta.
De acordo com a nutricionista, as substâncias antioxidantes presentes no café também estão relacionadas a benefícios para a saúde cardiovascular. “Os polifenóis combatem os radicais livres no organismo, que aumentam o colesterol ruim no corpo, uma das causas de problemas cardíacos, como infartos”, destaca.
Livia acrescenta, ainda, que é importante saber escolher o café e o método de preparação adequado para aproveitar ao máximo os benefícios. Na hora de escolher o ideal é optar por grãos frescos e 100% arábica, que são considerados cafés mais puros. Para saber a qualidade é preciso ficar atento a certificação presente no rótulo dos cafés.
Em relação ao preparo, a nutricionista diz que o melhor é optar pelo método filtrado, como no filtro de papel. “Dessa forma a pessoa estará aproveitando os benefícios do café de forma mais saudável”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cenacultural.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp