10/11/2023 às 08h41min - Atualizada em 10/11/2023 às 08h41min

Onda de calor dispara alerta vermelho em 7 municípios do Amazonas

A onda de calor é classificada como “de risco à saúde” uma vez que serão registradas temperaturas até 5ºC acima da média normal para o período

O interior do Amazonas continua pegando fogo. Desta vez o problema é na alta temperatura. Os municípios de Apuí, Canutama, Humaitá, Manicoré, Lábrea, Maués e Novo Aripuanã receberam alerta de perigo de altas temperaturas da Defesa Civil do Amazonas, na última quinta-feira (10), um dia depois de o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir o mesmo alerta para todo o país. De acordo com o Inmet, a principal atuação do fenômeno se dará pelo interior do Brasil, mas o monitoramento da Defesa Civil aponta que os municípios do Sul do Amazonas também serão afetados.
De acordo com a Defesa Civil, a onda de calor está na classificação de perigo a saúde humana, ou nível “de risco à saúde” uma vez que serão registradas temperaturas até 5ºC acima da média normal para o período. O órgão orienta a população a beber bastante água e evitar exercícios físicos entre os horários de 10h e 16h, além de ficar atenta aos avisos da defesa civil municipal.
De acordo com o Inmet o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias. O Inmet explica que a intensidade do aviso está relacionada com a duração do fenômeno (número de dias consecutivos) e não à variação da temperatura – o que é o caso dos sete municípios onde a previsão é que o calorão tenha duração de 3 dias (alerta amarelo) a 5 dias (alerta vermelho).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cenacultural.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp