02/07/2024 às 14h25min - Atualizada em 02/07/2024 às 14h25min

Caprichoso, sem querer vai empurrar o Garantido para cima

Se o Caprichoso elevou o sarrafo na disputa para 2025, o Garantido é outro patamar com sua Galera e sua Isabelle Nogueira - fenômenos!

Ly DAraujo

Ly D'Araujo

Jornalista, TI, Empreendedora Criativa, CCO Muvieplay

Por Ly D'araujo

O Caprichoso é espetáculo.
É grandioso em tudo! Desde as alegorias, itens voando, aranhas subindo, dançarinos de rapel... dá gosto de ver o Boi Azul.

Suas toadas são dançantes, eletrizantes e cheias de influências intsrumentais modernas que nos levam a "brincar o boi".

Mereceu ganhar por encher os nossos olhos com aqueles monumentos gigantescos!

Mereceu ganhar pela mensagem forte contra o racismo e dezenas de outras formas de opressão. Mereceu ganhar por que levou a sério o Festival de Parintins e resolveu inovar, apostar alto na construção de uma nova régua de parâmetro na Arena do Bumbódromo. E isso, ironicamente, vai fazer crescer o contrário. Exatamente! O maior beneficiado pela vitória do Caprichoso, na minha opinião, é o seu adversário, o Garantido! Essa vitória trouxe um sentimento de reviravolta no Boi Vermelho. E, um dia após a apuração que sagrou o Boi Azul campeão, já se vê uma nova postura lá pelos lados da Baixa do São José.

Vindo de derrota por 3 anos seguidos e enfrentando mudanças profundas na sua coordenação, o Garantido pedeu por pouco dessa vez. Míseros 0,1 décimo e agora está sendo cobrado a 'evoluir' também na sua gestão. A vitória do Caprichoso esse ano 'levantou o sarrafo'. O sarrafo, para quem não sabe, é aquela barra que os atletas de Salto em Altura precisam superar para voar mais alto rumo à medalha. Ele sempre vai desafiar o seu oponente a voar mais alto e 'subir o sarrafo'. E foi isso que aconteceu.

Caprichoso venceu bonito. Agora, resta ao Garantido 'voar mais alto'. Ambos os Bois Bumbás recebem as mesmas verbas. Ou seja, as oportunidades estão igualadas neste caso. Ao receber o resultado, o Curral do Garantido não se abalou e festejou!! Celebrou o amor de sua galera pelo seu Boi e celebrou o encantamento que a sua Cunhã-Poranga exerce sobre o Brasil. Esses, aliás, são, ao meu ver, os dois grandes trunfos que o Garantido tem para tornar mais fácil essa mudança de patamar.

A Galera no Boi Bumbá de Parintins vale nota. É item e tem de ser avaliada pela sua performance, juntamente com outros 20 itens. E a Galera do Garantido é fora do normal. Ela carrega o seu Boi e o faz voar mesmo no chão da Arena. 

E o que falar de Isabelle Nogueira? A cunhã-poranga que fez o Brasil se render de uma vez por toda ao Festival de Bois de Parintins, também fez bonito dentro e fora do Bumbódromo. Evoluiu no chão! Se teve problemas com sua indumentária, nem me lembro... Ela é o momento! É deslumbrante! É bela e gueirreira! E merece!

Simplesmente mais de 120 mil pessoas foram para Parintins este ano. Um recorde!! E ninguém duvida (nem o contrário) que isso é o "efeito Isabelle".

O Garantido precisa respeitar mais os itens 9 (Cunhã-Poranga) e 19 (Galera) e se apresentar à altura dessas duas 'entidades' de estatura grandiosa em 2025.

Se o Caprichoso elevou o sarrafo na disputa, o Garantido estabelece uma régua lá em cima para esses dois itens que o Boi Azul terá que quebrar a cabeça para tentar igualar.

É o que nos espera em 2025. 

E Parintins, hein?

Para mim, Parintins estourou esse ano no Brasil e no mundo! Apresentou/ abrigou um espetáculo que elevou o patamar dos eventos no País.

Centenas de milhares de pessoas andando, curtindo pontos turísticos, consumindo, comprando, prestiginado as festas avulsas pelas ruas da cidade. Respirando Boi Bumbá.

Parintins me supreendeu! Transcendeu!

Evento impecável. Segurança nas ruas e um por-do-sol de fazer inveja ao mundo inteiro. E o que falar dos eventos paralelos? Um luxo! Um privilégio estar em Parintins este ano.

Para mim, a grande vencedora desse Festival.

Lilian D'Araujo

*A autora é Jornalista, Artista, Empreendedora da Economia Criativa - sócia do Streaming Amazônico, Muvieplay e sócia do Estúdio Cena.

 
Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cenacultural.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp